FOTOGRAFIAS DE S. J. DA MADEIRA ENTRE O PASSADO E O PRESENTE

FOTOGRAFIAS DE S. J. DA MADEIRA ENTRE O PASSADO E O PRESENTE

Exposição “Momentos Dispersos” para ver de 4 a 30 de setembro na Biblioteca Municipal. Imagens captadas pelo autodidata José Cardoso.

Há cerca de dois anos, José Cardoso começou a fotografar a cidade que o adotou, quando chegou de Benguela (Angola), aos 26 anos. Como o próprio descreve, são “olhares atentos e aleatórios de detalhes relevantes de S. João da Madeira”, que podem ser apreciados na Biblioteca Municipal, de 4 a 30 de setembro.

Intitulada “Momentos Dispersos – S. João da Madeira entre o Passado e o Presente”, a exposição reúne pequenos, mas significativos, pormenores captados pela lente deste fotógrafo autodidata, sem frequência de qualquer formação relevante nesta área, mas que domina “o mais difícil de uma máquina semiprofissional: o modo manual”.

O despertar para a fotografia aconteceu há cerca de dois anos, primeiro para arquivo pessoal, depois partilhado nas redes sociais e agora – incentivado por familiares e amigos – em exposição ao público, na Biblioteca de S. João da Madeira