ESPÓLIO DE D. DOMINGOS DE PINHO BRANDÃO DÁ ORIGEM A BIBLIOTECA

ESPÓLIO DE D. DOMINGOS DE PINHO BRANDÃO DÁ ORIGEM A BIBLIOTECA

A Real Irmandade Rainha Santa Mafalda vai inaugurar no próximo dia 8 de agosto a Biblioteca Memorial D. Domingos de Pinho Brandão, no Mosteiro de Arouca, onde constará a extensa obra do ilustre arouquense. Natural da freguesia de Rossas, D. Domingos, é uma das personalidades arouquenses que se destacou a nível nacional e local pelo seu trabalho, principalmente no campo da ciência e da religião, onde exerceu importantes cargos e, devido ao seu meritório trabalho nessas mesmas áreas, foi distinguido com diversas condecorações.

Domingos de Pinho Brandão distinguiu-se em diversas áreas, deixando um enorme espólio enquanto historiador, investigador, cientista e religioso. Em Arouca, eternizou o seu nome, tendo sido condecorado com uma medalha de ouro pelo seu mérito e atribuído o seu nome a uma das artérias mais importantes da vila.

A Biblioteca Memorial D. Domingos de Pinho Brandão, instalada no Mosteiro de Arouca, é a mais recente homenagem a este investigador arouquense. Nela constará a extensa obra do autor, dispersa por mais de uma dezena de publicações periódicas, desde há muitos anos em posse da Real Irmandade Rainha Santa Mafalda. Tornando acessível ao público o extenso legado do autor, a Biblioteca Memorial vem contribuir para um maior conhecimento da vida e da obra de Dom Domingos aos arouquenses.

A inauguração da Biblioteca Memorial decorrerá na freguesia de Rossas e no Mosteiro de Arouca e será marcada por um conjunto de testemunhos sobre a vida e legado de D. Domingos de Pinho Brandão.