PROJECTO “JOVEM AUTARCA” FOI APRESENTADO EM SANTA MARIA DA FEIRA

PROJECTO “JOVEM AUTARCA” FOI APRESENTADO EM SANTA MARIA DA FEIRA

Os jovens do Município de Santa Maria da Feira preparam-se para eleger o primeiro presidente de câmara do país com menos de 18 anos, num processo eleitoral em tudo semelhante ao das eleições Autárquicas, com recenseamento obrigatório, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, eleições, tomada de posse e gestão de um orçamento atribuído.

Jovem autarca

A vereadora da educação Cristina Tenrreiro, explicou à Sintonia Feirense como nasceu o conceito deste projeto pioneiro no nosso país.

 

O objectivo passa por promover a participação efetiva dos jovens feirenses nas políticas da Juventude e envolvê-los nos processos de decisão. A adesão está a corresponder às expectativas.

Depois das eleições, a tomada de posse do jovem presidente eleito, que exercerá um mandato de um ano, será a 27 de fevereiro e no dia 4 de março realiza-se a primeira reunião de trabalho do jovem autarca. Cristina Tenrreiro explica o que vai encontrar pela frente.

Podem candidatar-se a “Jovem Autarca” jovens de todo o concelho, com idades entre os 13 e 17 anos, devidamente recenseados nas escolas aderentes ao projeto “Jovem Autarca” ou na União de Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo ou na Junta de Freguesia de Lourosa. Os eleitores serão os jovens munícipes dos 11 aos 17 anos.