NÚCLEO DE APOIO À FIBROMIALGIA ESTEVE NA RCF

NÚCLEO DE APOIO À FIBROMIALGIA ESTEVE NA RCF

 

Em Santa Maria da Feira existe há sensivelmente 1 ano o Núcleo de Apoio à Fibromialgia com o objectivo de ajudar, informar e desmistificar uma doença silenciosa.

A fibromialgia é uma doença reumática de causa desconhecida e natureza funcional, que origina dores generalizadas nos tecidos moles, sejam músculos, ligamentos ou tendões, mas não afeta as articulações ou os ossos. Para conhecermos melhor esta problemática, convidamos Eva Francisca, portadora da doença à cerca de 25 anos, Maria Carolina e Alexandre Silva que integram esta instituição.

Eva Francisca explica como surgiu a ideia de formar este núcleo em Santa Maria da Feira

Importa suscitar a atenção do maior número de pessoas para esta realidade, para a realidade dos doentes atingidos por esta doença que, em tantos casos, não são compreendidos nos seus locais de trabalho, por parte de amigos e mesmo de familiares. O esforço do núcleo, pese embora os condicionalismos de vária ordem, tem ido nesse sentido.
“Invisível mas presente, a Fibromialgia é uma doença”; Nunca seremos demais na luta contra esta doença e na reivindicação dos direitos dos doentes.

Eva Francisca, conta como surgiu esta doença na sua vida, aquela que apelida de “companheira diária”.

Alexandre Silva, filho de Eva Francisca, e também membro do núcleo, reconhece que, ao inicio, não deu muita importância às queixas da mãe, mas com o tempo e a maturidade que foi adquirindo, percebeu que afinal,  se tratava de uma doença cronica e dolorosa. Hoje, mais do que nunca, admira a forma positiva como a mãe lida com a doença.

 

IMG_6077

Núcleo de Apoia à Fibromialgia de Santa Maria da Feira passou pela RCF, onde deu a conhecer, a forma de intervir e o apoio a quem padece de uma doença silenciosa mas extremamente incapacitante.